terça-feira, novembro 30

Precisão e Talento

Victor Wooten


Victor Lemonte Wooten, ou apenas Victor Wooten, nasceu em 11 de setembro de 1964, em Montain Home, Idaho, Estados Unidos. É um baixista inovador, além de compositor, arranjador, professor, produtor, vocalista e multi-instrumentista. Ganhou cinco Grammys durante sua carreira, que começou em 1980. Também ganhou o prêmio de "Baixista do Ano", atribuído pela revista Bass Player três vezes seguidas, sendo o primeiro artista a ganhar o prêmio mais de uma vez.


É o filho caçula de cinco irmãos nascidos de Dorothy e Pete Wooten. Aos dois anos de idade, Regi, um de seus irmãos, começou a ensina-lo a tocar contrabaixo e, já aos seis anos, estava tocando para multidões com seus irmãos, na banda da família, a "Wooten Brothers Band". Eles excursionaram com o apoio de Curtis Mayfield, entre outros. A família se mudou do leste americano e seus irmãos foram morar em Busch Gardens. Nesta época, o irmão Roy perguntou a Victor se ele gostaria de aprender a tocar violino. Ele concordou e, rapidamente, a banda ganhou mais um instrumento. 


Ele diz que seus mentores no contrabaixo são Stanley Clarke, Larry Graham e Bootsy Collins, mas cita os seus irmãos e pais, como suas principais influências. "Na música e na vida, meus pais e irmãos foram a fundação. Eles me prepararam para a vida, dando e ensinando-me o amor e honestidade. Eles também me ensinaram a manter minha mente aberta e me ensinaram a me adaptar às circunstâncias, que mudam constantemente na vida."


Em 2008, Wooten se juntou Stanley Clarke e Marcus Miller para gravar um álbum. O trio de baixistas, sob o nome de "SMV", lançou "Thunder" em agosto de 2008 e começou a turnê no mesmo mês.


Discografia:
  • 1996 A Show of Hands 
  • 1997 What Did He Say? 
  • 1998 Cookbook
  • 1998 Vital Tech Tones 
  • 1999 Yin-Yang 
  • 2000 Just Add Water 
  • 2000 Vital Tech Tones 2
  • 2001 Live in America
  • 2003 Extraction 
  • 2005 Soul Circus 
  • 2008 Palmystery 
  • 2008 Thunder (com Clarke e Miller - "SMV")



Textos e Fontes:
Wikipedia
www.victorwooten.com
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani














Fale Com a Cris

Nenhum comentário: