quarta-feira, outubro 20

A Triste Trajetória de Um Gênio

Jaco Pastorius

John Francis Anthony Pastorius III, mais conhecido como Jaco Pastorius, nasceu em 1 de dezembro de 1951, em Norristown, estado da Pensilvania, Estados Unidos. Morreu ainda jovem, aos 35 anos, em 21 de setembro de 1987, em Fort Lauderdale, na Florida.


Filho de Jack Pastorius, cantor e baterista de big band, Jaco foi compositor e um genial baixista de jazz, considerado um dos maiores da história da música contemporânea, amplamente reconhecido por suas habilidades com o instrumento. De acordo com seu amigo e guitarrista Pat Metheny, "Jaco Pastorius foi um dos mais importantes músicos do nosso tempo."


Começou como o pai, tocando bateria, mas aos 13 anos, machucou gravemente o pulso em um jogo de futebol, o que o impediu de continuar a tocar o instrumento. Foi nesta época, quando ele tocava com uma banda local, "Las Olas Brass", e exatamente quando o baixista decidiu sair da banda, que ele pegou um baixo elétrico usado, em uma loja de penhores local por US $ 15, e começou a aprender a tocar. O baterista Frank Rich assumiu sua antiga posição na banda.


Jaco começou a interessar-se pelo jazz por volta de 1968-1969, quando comprou um contrabaixo novo. Mas o custo de um contra-baixo era proibitivo, e as dificuldades na manutenção do instrumento, que Pastorius atribuiu à umidade de sua casa na Flórida, juntamente com a sua mudança de foco para a música R & B, o levou a tornar-se desencantado com seu primeiro baixo. Além disso, o instrumento apresentou uma rachadura no corpo e, então, finalmente, ele compra um Fender Jazz Bass 1960 


A partir daí, não parou mais. Conseguiu o 'posto' de baixista com Wayne Cochran e CC Riders, tocou em várias bandas locais de R & B e jazz durante esse tempo, tais como Little Beaver, Quinteto de Ira Sullivan, etc. Em 1974, ele começou a tocar com seu amigo e guitarrista de jazz 'futuro famoso', Pat Metheny. Eles gravaram juntos, primeiro com Paul Bley como líder e Bruce Ditmas na bateria, em seguida, com o baterista Bob Moses. Metheny e Pastorius gravaram um álbum com Bob Moses pelo selo ECM, intitulado Bright Size Life.


O primeiro álbum de Pastorius foi produzido por Bobby Colomby, pela CBS Records em 1976, chamado "Jaco Pastorius". Foi um álbum de sucesso e muitos consideram que este seja o melhor álbum para baixo já registrado. Quando explodiu na cena do jazz, foi amplamente elogiado pela crítica. O álbum também tinha pesos pesados na comunidade do jazz na época, essencialmente, um "time" estelar, incluindo Herbie Hancock, Wayne Shorter, David Sanborn, Lenny White, Don Alias e Michael Brecker, entre outros. Até os lendários cantores de R & B, Sam & Dave se reuniram para tocar na faixa "Come On, Come Over". Também atuou em “Hejira” e “Shadows and Light” de Joni Mitchell, que na época era sua companheira. 


Jaco não parou mais de fazer sucesso na cena musical, mas em 1982, gravou um terceiro álbum solo como compositor e produtor. Neste album não tocou em nenhuma faixa. Porém, ele não conseguiu encontrar um distribuidor para o álbum, que nunca chegou a ser lançado, no entanto, desde então, tem sido amplamente pirateado. 


No início da carreira Pastorius evitava o álcool e as drogas, mas ele se tornou cada vez mais envolvido na época do Weather Report. O abuso de álcool em última análise, condição agravada por ele próprio, acabou levando o gênio a um comportamento, por muitas vezes, anti-social.


Jaco foi diagnosticado tardiamente, no final de 1982, como portador de "transtorno bipolar", após a turnê "Word of Mouth" no Japão, quando seu comportamento tornou-se uma crescente fonte de preocupação para os membros de sua banda. O pai do baterista Peter Erskine, o Dr. Fred Erskine, sugeriu que Pastorius estava mostrando sinais da doença e, em seu retorno da turnê, sua esposa, Ingrid, internou Jaco no Mental Florida Health Act, onde recebeu o diagnóstico. 


Em 1986, a saúde Pastorius já estava deteriorada. Ele havia sido despejado de seu apartamento em Nova York e começou a viver nas ruas. Em Julho de 1986, após a intervenção de sua ex-esposa Ingrid e com a ajuda de seu irmão Gregory, ele foi internado no Bellevue Hospital, em Nova York. Em dezembro do mesmo ano Jaco voltou para Fort Lauderdale, para novamente viver nas ruas.


Depois de se enfiar no palco em um show de Carlos Santana 11 de setembro de 1987, foi expulso do local. Jaco, então, foi para o Midnight Bottle Club, em Wilton Manors, Florida. Depois de, supostamente, ter chutado uma porta de vidro por ter sua entrada ao clube recusada, ele foi envolvido em um confronto violento com o segurança do clube, Luc Havan. Pastorius foi hospitalizado com múltiplas fraturas faciais e ferimentos em seu olho direito e braço esquerdo. Ele entrou em coma e passou a sobreviver com a ajuda de aparelhos.


Porém, no início, havia sinais encorajadores de que ele iria sair do coma e se recuperar, mas uma hemorragia cerebral maciça, alguns dias depois, o levou à morte encefálica. Pastorius morreu em 21 de setembro de 1987, aos 35 anos, no Broward General Medical Center, em Fort Lauderdale. Jaco Pastorius foi enterrado no cemitério local, Nossa Senhora Rainha do Céu.


Depois da morte de Jaco Pastorius, Luc Havan foi acusado de assassinato em segundo grau, mas se declarou culpado e foi condenado por homicídio culposo. Por não ter antecedentes e pelo tempo que passou preso, aguardando o veredicto, ele foi sentenciado a 22 meses de prisão e cinco anos de liberdade condicional. Havan foi libertado depois de quatro meses de prisão por bom comportamento.


Muitos dos grandes nomes da cena musical prestaram homenagens ao gênio morto, entre eles Miles Davis, que homenageou o baixista em seu álbum Amandla, gravando a música "Mr. Pastorius",  composta por Marcus Miller em tributo a Jaco. Victor Wooten, também homenageou o ídolo em seu álbum de Soul Circus na faixa "Bass Tribute", agradecendo várias vezes a Pastorius. Bass Wooten e Steve Bailey Extrems inclui as faixas "Glorius Pastorius", "Portrait of Tracy", além de uma homenagem à interpretação de Pastorius na música de Charlie Parker, "Donna Lee", intitulada "Madonna Lee".


Discografia:
  • 1976 Jaco Pastorius Epic/Legacy
  • 1981 The Birthday Concert (live) Warner
  • 1981 Word of Mouth Warner
  • 1983 Invitation (live) Warner
  • 1986 Live in Italy Jazzpoint
  • 1986 Jazz Street Timeless
  • 1986 Curtain Call (live) Another Hit
Textos e Fonte: www.jacopastorius.com (website oficial)
www.clubedejazz.com.br
Wickipedia
Redação final: CrisViduani
Tradução livre: CrisViduani






Fale Com a Cris

Nenhum comentário: