Chris Squire
Chris Squire nasceu em 4 de março de 1948, em Kingsbury, subúrbio de Londres, Inglaterra. Ficou mundialmente conhecido como o contra-baixista da banda de rock progressivo "Yes", aliás, uma das minhas favoristas no estilo. É o único integrante da banda presente em todos os albuns lançados pelo grupo. Mas além de baixista, Squire também toca guitarra e teclado, além de cantar.
Filho de taxista e dona-de-casa, ele começou sua carreira musical no porão da igreja Saint Andrew, junto com seu amigo Andrew Jackman, onde ensaiva músicas sacras.
Quando tinha cerca de dezesseis anos, ao ouvir The Beatles e Paul MacCartney, foi levado a considerar uma real carreira musical assumindo o contra-baixo elétrico como seu instrumento.
Em 1964, quando estudava na Haberdashers 'Aske's Boys' School, foi suspenso das aulas por "ter cabelo comprido", e lhe foi dado dinheiro para que cortasse as 'longas madeixas'. Mas Squire não aceitou a atitude da direção. Ao invés disso ele foi para casa, usou o dinheiro para outras coisas, e nunca mais voltou à escola.
Durante os anos 1960 gostava de "viajar" usando LSD, até que um incidente em uma dessas "viagens" o levou ao hospital. Squire diz que foi a última vez que usou o ácido. Segundo ele, "por uns dias não sabia onde eu estava, quem eu era, ou sequer quem eram as pessoas à minha volta." Depois disso, Squire passou meses trancado no apartamento de sua namorada, com medo de sair e nunca mais usou a droga. Foi neste período que ele desenvolveu seu magistral estilo no baixo. Estilo este reconhecidamente agressivo, dinâmico e melódico. O principal contra-baixo de Squire é um Rickenbacker (RM1999, número de série DC127), que ele possuiu e toca desde 1965.
Chris Squire é conhecido pelo apelido de "Fish" (peixe), associado a muitas de suas obras, incluindo seu primeiro disco solo, lançado em 1975, "Fish Out of Water" (Peixe Fora d'Água). Além do album solo, o apelido também vem de seu signo astrológico, que é Peixes e ele, aparentemente, acredita em astrologia. Dizem ainda, que ele pode ter ganho o apelido por causa do tempo que gasta no banho. No documentário de 2007 "A Classic Artists Series 3: Yes", Bruford diz que o apelido surgiu porque Squire passou longos períodos no chuveiro enquanto eles dividiam uma casa juntos em Fulham.
Discografia: Squire participou de toda a extensa discografia do "Yes", e ainda:
Solo
- 1975 Fish Out of Water
- 1981 Chris Squire & Alan White - Run With the Fox
- 2007 Chris Squire's Swiss Choir
- 2000 Conspiracy
- 2003 The Unknown
- 1974 Eddie Harris - E.H. In the U.K.
- 1987 Esquire - Esquire (apenas backing vocal)
- 1990 Rock Aid Armenia - The Earthquake Album
- 1973 Rick Wakeman - The Six Wives of Henry VIII
- 1977 Rick Wakeman - Criminal Record
- 1992 Rick Wakeman - The Classical Connection II
- 1995 World Trade - Euphoria
- 2002 Pigs & Pyramids (vários artistas tocando Pink Floyd)
- 2002 Gov't Mule - The Deep End, Volume 2
- 2009 Steve Hackett - Out of the Tunnel's Mouth
Wickipedia
Redação final e tradução livre: CrisViduani
Curta o telento de Chris Squire com Yes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário