segunda-feira, outubro 25

A 1ª Dama do Baixo

Carol Kaye

Carol Kaye nasceu em 24 de março de 1935, em Everett, Washington, nos Estados Unidos. Está na cena musical como baixista de estúdio desde 1950. É a mais produtiva da história, já tendo participado de aproximadamente 10.000 gravações. Além de baixista, Carol também toca guitarra.


Ela cresceu pobre, perto do porto de Los Angeles, mas em 1949, com apenas 14 anos de idade, já dava aulas de guitarra profissionalmente. Ao longo da década de 1950, Kaye tocava guitarra "jazz bebop" em dezenas de casas noturnas ao redor de Los Angeles. O estúdio surgiu por acaso em sua vida, em 1957, através do cantor e compositor Samuel Cooke (Sam Cooke). Foi assim que Carol começou a ter um salário certo e razoável, pela primeira vez na vida. Alguns anos mais tarde, quando um baixista faltou à uma gravação da Capitol Records, em Hollywood, ela foi convidada para preencher a vaga, fazendo o que era habitualmente chamado de "baixo Fender".


Ao longo da década de 1960, tocou contra-baixo em um número bastante significativo de gravações e seu nome estava constantemente aparecendo no "Hot 100 da Billboard". Carol tocou baixo em muitas gravações dos Beach Boys, incluindo "Good Vibrations", "Help Me Rhonda", "Sloop John B" e "California Girls". Gravou com duas vezes com Frank Zappa ("Freak Out!" e "Absolutely Free")Trabalhou no malfadado, mas lendário, projeto "Smile" do músico Brian Wilson e esteve presente na sessão "quente", no final de novembro de 1966, quando Wilson declarou que pediu aos músicos do estúdio para usarem chapéus de fogo de brinquedo, mas essa é uma outra história... O trabalho de Kaye também aparece na televisão e, então, se torna conhecida pelas trilhas sonoras de filmes dos anos 1960 e início dos anos 1970.


No começo do ano de 1969, escreveu "Como Tocar Baixo Elétrico", o primeiro de muitos livros tutoriais sobre "os graves". Deu aulas para milhares de estudantes, incluindo John Clayton, Mike Porcaro, Alf Clausen, David Hughes, Tony Sales, EH Karl Seigfried, Vogt Hungate Roy e David. Carol aposentou-se do trabalho em estúdio durante os anos 1970 por causa da artrite. Mais tarde, ela voltou a atuar como instrumentista, intérprete de jazz ao vivo e continuou como professora de baixo e guitarra, dando seminários e entrevistas. Em 2010 Carol foi tema de uma canção tributo, tendo seu nome como título da música no album "July Flame", de Laura Veirs.


Discografia:


Carol Kaye tocou em centenas de gravações lançadas comercialmente, além de trilhas sonoras. As listas abaixo representam apenas uma pequena fração de seu trabalho. A discografia completa pode ser encontrada no website oficial da instrumentista.


Parte dos créditos em singles como contra-baixista
  • Good Vibrations (The Beach Boys)
  • Soul Reggae (Charles Kynard)
  • Andmoreagain (Love)
  • Homeward Bound (Simon and Garfunkel)
  • California Girls (The Beach Boys)
  • Sloop John B (The Beach Boys)
  • Help Me, Rhonda (The Beach Boys) 
  • Heroes and Villains (The Beach Boys)
  • Natural Man (Lou Rawls)
  • Come Together (Count Basie)
  • Feelin' Alright (Joe Cocker)
Parte dos créditos em álbuns como contra-baixista
  • 1965 Freak Out! (Frank Zappa & The Mothers of Invention)
  • 1966 Absolutely Free (Frank Zappa & The Mothers of Invention)
  • 1968 Song of Innocence (David Axelrod)
  • 1968 Release of an Oath (The Electric Prunes)
  • 1968 There's A Whole Lalo Schifrin Goin' On (Lalo Schifrin)
  • 1969 Songs of Experience (David Axelrod)
  • 1971 Dirty Harry (Lalo Schifrin)
  • 1999 Thumbs Up (Ray Pizzi, Carol Kaye, Mitch Holder)
Texto e Fonte: www.carolkaye.com
Wickipedia
Redação final e tradução livre: CrisViduani


Abaixo dois vídeos: o primeiro, do álbum "Picking Up On The E-String" apenas com o áudio e o segundo em mais recente apresentação ao vivo. O segundo não tem uma boa qualidade de áudio, mas vale o registro.



















Fale Com a Cris

Nenhum comentário: