Arismar do Espírito Santo
Arismar do Espírito Santo nasceu em 09 de julho de 1956, Santos, São Paulo. É multi-instrumentista e, além de tocar contrabaixo, toca ainda guitarra, violão, piano e bateria, faz composições e arranjos harmônicos, por muitas vezes, considerados inusitados. Em 1998 foi eleito pela Revista Guitar Player, um dos dez melhores guitarristas do Brasil.
Seu irmão mais velho, o músico Paulo Roberto, fazia baile em Santos e ele ia vê-lo tocar. Além disso, havia uma roda de choro, onde sua mãe sempre cantava. Quando adolescente, por volta de 14 anos, trabalhava numa livraria e ouvia rádio, "onde tocava aquelas músicas, que eu não entendia nada: Jobim, Toninho Horta, Milton Nascimento. Quando eu comecei a tocar, não tinha a menor idéia de quem era Jacob do Bandolim ou Garoto. Depois, quando comecei a ter mais intimidade com o instrumento, percebi que tudo aquilo é muito louco, muito bonito", diz Arismar.
Sua formação musical começou com sua mãe e seu irmão, e ainda, de "ver o pessoal tocar", mas ele também cita nomes como Toninho Pinheiro, Nenê e Zinho (bateria); Baden Powel e George Benson (violão e guitarra); Oscar Peterson e Ray Brown (contrabaixo). Segundo Arismar, quando ele ouviu Peterson e Brown tocando, pensou "como é que esse caras tocam isso?".
Entre 1976 e 77, começou a se interessar pelo contrabaixo. "Fiquei louco com o poder do instrumento. Se você mudar o baixo, muda o acorde inteiro", diz. Nesta época já tocava violão. Em 1978, passou a tocar apenas contrabaixo e começou a gravar jingles para publicidade. Por volta de 1980, começou, em São Paulo um forte movimento de música instrumental, quando havia vários locais onde se tocava este tipo de som. Foi quando Arismar começou a compor suas próprias músicas. "Continuei fazendo publicidade, eu ficava o dia inteiro dentro do estúdio e tocava todos os estilos. Isso me ajudou muito. A profissão de músico é muito bonita", afirma.
Durante mais de 30 anos de carreira atuou em shows e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Raul de Souza, George Benson, Dory Caymmi, Paquito D'Rivera, João Donato, Leny Andrade, Toninho Horta, Banda Mantiqueira, Naná Vasconcelos, Liliana Herrero, Trio Fattoruso, entre outros.
Participou de várias turnês internacionais: com o Hermeto Pascoal Trio esteve em sete países da Europa; apresentou-se no Blue Note de Tokio e Fokuoka, no Umbria Jazz Festival, em Portugal (Expo 98), em Paris como solista do Projeto Pixinguinha e como diretor musical da Caravana do Estado de Tocantins (ano Brasil França), nos EUA ministrando Master Classes e apresentando concertos em circuito universitário (Trinity College, Rhode Island College, Wheeler School Providence, University of Hartford, Real Art Ways, Newigton Public Library), na Argentina e Uruguai como representante brasileiro do Projeto Veredas Del Sur e na Dinamarca ministrando Master Classes.
Vem assinando e dirigindo vários Projetos Musicais como "Cordas à Solta", "Alô Bateria", "Canção sem Fronteiras", "Grandes Encontros: Tributo à Delicadeza", "Som da Cidade", "Bossa: um tributo Paulista", "Chorando Baixo", entre outros. Arismar é um entusiasta da música, apaixonado pelos sons musicias, mas se queixa da falta de estímulo e de interesse pela musica instrumental no Brasil. "A música instrumental ocorre completamente longe do show bussiness. Não existe uma imprensa especializada em música instrumental." Por outro lado, afirma que vê, "daqui uns vinte anos, um monte de músicos brasileiros estourando porque eles não têm preconceito. A música boa é feita no ato. A música popular brasileira é muito grande".
Textos e Fontes:
www.vozesdamusicainstrumental.com
www.arismardoespiritosanto.com.br
Pesquisa e redação final: CrisViduani
Foi bastante complicado encontrar vídeos com solos de Arismar no baixo. Depois de muito "garimpar", encontrei o vídeo abaixo. Se alguém souber de outros links, por favor, avise... :)))
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