terça-feira, novembro 9

Habilidade e Genialidade

Flea

Michael Peter Balzary, ou somente "Flea" ("Pulga", em português), nasceu em 16 de outubro de 1962, na cidade de Melbourne, Austrália. É um grande baixista de Rock and Roll, mas também toca trompete e, ocasionalmente, trabalha como ator. É fundador da banda de funk-rock Red Hot Chili Peppers, porém seu trabalho com a banda incorporou diversos estilos musicais e, tecnicamente, vai do slap mais agressivo a linhas mais melódicas.


Foi para os Estados Unidos com a mãe aos 4 anos, após o divórcio dos pais, se fixando em Los Angeles em 1972. Nesta  época tocava trompete e era considerado por seus professores um dos melhores trumpetistas que já tinham visto. Foi na escola que conheceu o vocalista e guitarrista Anthony Kiedis e os dois se juntaram à Hillel Slovak e Jack Irons. Essa foi a primeira formação do Red Hot Chili Peppers. Atualmente é considerado o melhor e mais técnico baixista do mundo. Tocou com várias bandas de Los Angeles, incluido o Fear, antes de formar, oficialmente, a Red Hot Chili Peppers com Kiedis, em 1983.


Além dos Chili Peppers, Flea colaborou com diversos outros artistas, incluindo o Jane's Addiction, The Mars Volta e Alanis Morissette. Suas influências vêm do funk e do punk, e seu estilo no baixo, primordialmente centrado na simplicidade e no minimalismo, não dispensa a complexidade como um recurso a ser utilizado quando necessário.


Originalmente um prodígio do trompete, Flea aprendeu a tocar baixo na escola secundária, com seu melhor amigo, Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda Anthym e foi com Slovak que aprendeu a gostar de Rock and Roll. Flea passou, então, a integrar o grupo, porém saiu alguns meses depois para tocar na banda de punk-rock, Fear. Logo juntou-se novamente a Slovak para formar uma banda destinada a apenas uma apresentação, com seus colegas de escola Anthony Kiedis e Jack Irons. A colaboração inesperada de Flea no baixo acabaria dando origem aos Red Hot Chili Peppers. 


Como ator, Flea fez diversas incursões no cinema, aparecendo em filmes como Back to the Future II (De Volta para o Futuro II, 1989), My Own Private Idaho (Garotos de Programa, 1991), e The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998), entre outros. Participou também da trilha sonora do filme Traffic e de Diário de um Adolescente.


Hoje Flea estuda música na University of Southern California e em breve estará graduado. De acordo com ele, é importante e divertido "aprender a matemática" da música. "Tocava trompete na escola mas não sabia porque é que uma nota deve seguir-se à outra, porque é que criam aquele som, ou como criar tensão numa composição. Nos Chili Peppers fazemos isso mas com base na emoção e intuição, não na matemática e na estrutura", admite.


"Qualquer instrumento é apenas um veículo para expressar quem você é e sua relação com o mundo. Não importa qual o nível em que você está fazendo isso. Tocar uma música é uma oportunidade para dar alguma coisa ao mundo." (Flea)


Discografia:
  • 1984 The Red Hot Chili Peppers 
  • 1985 Freaky Styley 
  • 1987 The Uplift Mofo Party Plan 
  • 1988 The Abbey Road E.P. 
  • 1989 Mother's Milk 
  • 1991 Blood Sugar Sex Magik 
  • 1995 One Hot Minute 
  • 1999 Californication 
  • 2002 By the Way 
  • 2006 Stadium Arcadium
  • 2011 (a ser lançado) TBA tenth studio album
Textos e Fontes:
Wickipedia
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani
website da banda: www.redhotchilipeppers.com


No primeiro link, Flea fala sobre sua técnica magistral. No segundo, toca com Red Hot Chili Peppers.














Fale Com a Cris

Nenhum comentário: