Oteil Burbridge
Oteil Burbridge nasceu em 24 de agosto de 1964, em Washington D.C., Estados Unidos. É multi-instrumentista, especializado em contrabaixo, com formação em jazz e música clássica. Cresceu em Washington D.C., em uma família com ascendência egípcia e sue nome Oteil, significa "explorador" ou "errante".
Quando ele e o irmão mais velho, Kofi, mostraram talento para a música, sua mãe, sabiamente, achou melhor colocá-los nas aulas de música clássica e jazz, para consolidar as suas inclinações musicais e, claro, mantê-los longe de problemas. Kofi se lembra da primeira bateria de Oteil: uma caixa de aveia, quando ele tinha apenas três ou quatro anos.
Os irmãos foram "apresentados" a uma grande variedade de instrumentos, e acabaram tornando-se multi-instrumentistas. Ambos aprenderam piano, mas Oteil ganhou proficiência no clarinete baixo, violino e trompete. No entanto, acabou escolhendo como seus princiapais instrumentos a bateria e o baixo, enquanto Kofi preferiu a flauta e o teclado. Oteil desenvolveu um interesse especial pelo teatro e também foi apresentador de um programa de televisão local.
Depois de terminar os estudos, já em Atlanta, perambulava pela cena musical local, o que o levou a conhecer, não só vários músicos, como outros gêneros musicais, como um dos membros originais da banda avant-garde de Bruce Hampton, a "Aquarium Rescue Unit". E foi apresentado aos membros da cena "jam" do sudeste dos Estados Unidos, o que incluiu membros do Phish, Phil Lesh and Friends e Blues Traveler.
Quando Hampton deixou a Aquarium Rescue Unit, a banda lentamente se desfez, contudo Burbridge havia criado uma excelente reputação tocando baixo de 6 e 4 cordas e gostava da natureza menos comercial dos músicos da área de Atlanta. Nessa época, com o baixista Allen Woody deixando o Allman Brothers Band para tocar em tempo integral no "Gov't Mule", Burbridge juntou à Allman Brothers, e se tornou membro efetivo da banda em 1997.
Em 2000 formou sua própria banda, a "Oteil and the Peacemakers", composta por músicos como Matt Slocum (teclados), Kimbrell Marcos (guitarra), Chris Fryar (bateria), além do vocalista Paul Henson. A nova banda lançou seu primeiro álbum, "Love Of a Lifetime", naquele mesmo ano. O que aconteceu novamente em 2003, com o CD e DVD intitulados "Family Secret". Em 2005, Burbridge deu à sua música um sentido mais espiritual, e lançou seu terceiro álbum, o "Believer".
Discografia:
- 1989 Col. Bruce Hampton & the Aquarium Rescue Unit
- 1992 Mirrors of Embarrassment (Aquarium Rescue Unit)
- 1994 Eepeee (Aquarium Rescue Unit)
- 1994 In a Perfect World (Aquarium Rescue Unit)
- 1996 Gossip (T Lavitz)
- 1996 Surrender to the Air (Surrender to the Air)
- 1997 The Calling (Aquarium Rescue Unit)
- 1997 What Did He Say? (Victor Wooten)
- 1998 Bass Extremes: Cookbook (Steve Bailey, Victor Wooten)
- 1998 Searching for Simplicity (Greg Allman)
- 1999 Bass Day '98 (vários artistas)
- 1999 Stranger's Hand (Burbridge, Levy, Goodman, Smith)
- 2000 Peakin' at the Beacon (The Allman Brothers Band)
- 2000 Love of a Lifetime (Oteil and the Peacemakers)
- 2002 Vida Blue (Vida Blue)
- 2003 Family Secret (Oteil and the Peacemakers)
- 2003 Hittin' the Note (The Allman Brothers Band)
- 2003 The Illustrated Band (Vida Blue)
- 2005 Live in NYC 6/16/04 (Heavenly Jams Band)
- 2004 One Way Out (The Allman Brothers Band)
- 2005 Believer (Oteil and the Peacemakers)
- 2007 Go There (Scott Sawyer)
Textos e Fontes:
Wickipedia
www.allmanbrothers.com
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani
Website: www.oteilburbridge.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário