Richard Bona
O camaronês Bona Pinder Yayumayalolo, conhecido no mundo como Richard Bona, nasceu em 28 de outubro de 1967, em Minta. É um grande músico e baixista de jazz nascido em uma família de músicos, o que possibilitou que se dedicasse àmúsica desde muito jovem. Aos 4 anos de idade já tocava balafone - instrumento percussivo feito de madeira, da África Ocidental - e aos 5 anos já se apresentava na igreja local. Como era pobre, Bona construiu sozinho muitas de suas flautas e guitarras - estas últimas feitas de cordas amarradas a um velho tanque de moto.
Seu talento foi logo percebido e ele era frequentemente convidado a tocar em festas e cerimônias. Bona começou a tocar guitarra aos 11 anos e, em 1980 com apenas 13, formou seu primeiro grupo apoiado por um clube francês de Jazz em Douala. A amizade com o proprietário o ajudou a descobrir o Jazz e, particularmente, a música de Jaco Pastorius, cuja obra inspirou Bona a mudar seu foco para o baixo elétrico.
Mudou-se para a Alemanha aos 22 anos de idade para estudar música em Düsseldorf e, em seguida, para França, onde aprofundou seus estudos e tocou em vários clubes de Jazz, com artistas como Manu Dibango, Salif Keita, Higelin Jacques e Didier Lockwood. Em 1995 Bona deixa a França e vai para Nova York, onde vive até hoje.
Seu primeiro álbum solo, "Scenes From My Life", foi lançado em 1999. Ele também foi destaque no Jaco Pastorius Big Band álbuns, assim como muitos outros álbuns de vários músicos de prestígio no mundo do Jazz. Em 2002 participou da turnê mundial do Pat Metheny Group, como como vocalista e percussionista. Em 2005 lançou seu quarto álbum, "Tiki", que inclui a faixa "Please Don't Stop", com a participação de John Legend. Atualmente também ocupa o cargo de professor de música na New York University.
Discografia:
- 1999 Scenes From My Life
- 2000 Kaze Ga kureta Melody
- 2001 Reverence
- 2003 Munia
- 2004 Toto Bona Lokua
- 2005 Tiki
- 2008 Bona Makes You Sweat
- 2009 The Ten Shades Of Blues
Wickipedia
www.bonatology.com
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani
Nenhum comentário:
Postar um comentário