Steve Harris
Stephen Percy Harris, mais conhecido como Steve Harris, nasceu em 12 de março de 1956, em Londres, Inglaterra. Fundou, juntamente com o guitarrista Dave Murray, a banda de heavy metal "Iron Maden", em 1975. No começo dos anos 1970, Harris foi jogador do West Ham United. Segundo seus colegas de time, Harris era um jogador excepcional e, se não fosse a música, certamente, seguiria carreira como jogador profissional de futebol.
Baixista autodidata, seu primeiro instrumento foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 Libras, aos 17 anos de idade. Hoje ele usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado. Harris diz que foi influenciado por baixistas também excepcionais, como Chris Squire (Yes), Mike Rutheford (Genesis), Geddy Lee (Rush), Geezer Butler (Black Sabbath) e John Entwistle (The Who), além de citar grupos como Emerson Lake & Palmer e Deep Purple, entre outros, mas um de seus baixistas preferidos é Pete Way (UFO), que também influenciou seu estilo e performance de palco.
Sua primeira banda foi a "Influence", rebatizada mais tarde como "Gypsy's Kiss", mas depois de apenas 7 apresentações a banda acabou e Harris se uniu a uma banda da região leste de Londres, chamada "Smiler". Mas sua participação foi curta. Harris se decepcionou quando o grupo se recusou a tocar sua primeira composição, "Burning Ambition", com a justificativa de que a constante mudança no compasso da música era prejudicial e não resultaria numa boa performance.
Frustrado, saiu da Smiler e resolveu buscar novos músicos para uma banda nova, a "Iron Maiden". A intenção do nome foi provocar Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra inglesa, conhecida como "Dama de Ferro", pelo regime forte e repressor que impôs durante sua permanência no poder político da Inglaterra. Steve Harris é considerado um dos melhores baixistas da história. Ele tem seu nome presente em praticamente todas as composições de sua banda. A frabricante de instrumentos musicais Fender homenageou Steve com o lançamento de um modelo de baixo com o seu nome.
Harris é pai de Lauren Harris, cantora de pop/rock, que fez a abertura de todos os shows da turnê Somewhere Back in Time. Com passagens pelo Brasil (em 2009) em cidades como Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Steve Harris é também proprietário do Eddie`s Bar em Santa Bárbara de Nexe, Algarve, Portugal, onde também tem uma casa que é um autêntico santuário para os fãs de Harris e do Iron Maiden, com diversos objetos da Banda e onde sempre "rola" um heavy metal.
Discografia:
- 1980 Iron Maiden
- 1981 Killers
- 1982 The Number of the Beast
- 1983 Piece of Mind
- 1984 Powerslave
- 1986 Somewhere in Time
- 1988 Seventh Son of a Seventh Son
- 1990 No Prayer for the Dying
- 1992 Fear of the Dark
- 1995 The X Factor
- 1998 Virtual XI
- 2000 Brave New World
- 2003 Dance of Death
- 2006 A Matter of Life and Death
- 2010 The Final Frontier
Wickipedia
Pesquisa, redação final e tradução livre: CrisViduani
Website da banda: www.ironmaden.com
Nota aos fãs do grupo: o Iron Maiden já anunciou sua nova turnê para 2011, que começa em fevereiro, na Rússia. Serão 34 shows no total. A banda deve fazer seis apresentações no Brasil: em São Paulo, no dia 26 de março, no Morumbi; Rio, 27 de março, no HSBC Arena; Brasília, 28 de março, no Nilson Nelson; Belém, 1º de abril, no Parque de Exposições; Recife, 3 de abril, no Parque de Exposições e Curitiba, 5 de abril, na Expotrade. Esta será a nona vez que o grupo toca no Brasil. Austrália, Indonésia, Cingapura Suíça, Japão, Coreia, Chile, Argentina e México, além de Estados Unidos e Europa, também vão receber apresentações do Iron Maiden.
Abaixo, no primeiro vídeo, um excepcional solo de Harris. No segundo, Harris e Iron Maden em apresentação no Rock In Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário