sábado, junho 11

The Thunder-Thumbs



Louis Johnson nasceu em 13 de abril de 1955, em Los Angeles , Califórnia, é o integrante mais conhecido do grupo de funk music The Brothers Johnson. Com seu jeito especial de tocar o contrabaixo em vários álbuns de sucesso da década de 1970 e 80, incluindo o "álbum mais vendido de todos os tempos" Thriller, fez dele um dos mais respeitados baixistas do mundo. Além de baixista é produtor musical. 

A sonoridade, tão particular, vem do baixo StingRay Music Man que Leo Fender fez especialmente para ele, pra que ele pudesse usá-lo em sua técnica super particular de realizar o slap. Seu trabalho é reconhecido em muitas gravações em que acompanhou artistas de destaque. Johnson tocou nos álbuns de Michael Jackson (Off the Wall, Thriller e Dangerous), em canções de sucesso como  "Billie Jean" e "Don't Stop Til 'You Get Enough". Também tocou com George Benson Give Me the Night e vários outros artistas. Foi um dos três baixistas participantes do álbum Herb Alpert, "Rise", de 1979, que incluiu o disco no top-10, ganhador do Grammy / jazz  com a faixa-título.

Devido ao seu estilo particular de tocar, foi apelidado de "Thunder-Thumbs", apelido dado posteriormente a alguns outros baixistas, mas Johnson foi o primeiro a receber o "codinome".  Seu modo de tocar "slap bass" veio logo depois do mestre Larry Graham. Os dois são considerados os "vovôs" do slap. 

Seu famoso slap bass fez história em seu trabalho com Stanley Clarke no álbum "Time Exposure", com Grover Washington, Jr., em "Hydra", com George Duke, em "Guardian of the Light" e "Thief in the Night", além de trabalhar também com Jeffrey Osborne nos álbuns "Jeffrey Osborne" e "Stay with Me Tonight".

Um bom exemplo de sua maneira de tocar o slap pode ser ouvida na música "Kiko" (no vídeo abaixo), do álbum do guitarrista Earl Klugh. Nessa música Johnson define uma linha de baixo funky bastante complicada usando uma combinação de slap com a mão direita; com o polegar direito, o contraponto e com o dedo médio da mão esquerda o "mute", criando assim um som de percussão, como tambores juntando-se ao baixo.

Foi baixista de Earl Klugh no álbum de 1976 "Living Inside Your Love" (jazz/pop) e em 1977 no álbum também jazz / pop "Finger Paintings", além de tocar com Quincy Johnes no álbum "Mellow Madness", de  Quincy Jones em 1975.

Com vocês, Louis Johnson! Enjoy!
















Fale Com a Cris

sábado, junho 4

Randy Jackson - O Grande

Randy Jackson

Hoje resolvi homenagear um monte de gente boa: Keith Richards, Ron Wood, Aretha Franklin e, claro, um grande baixista quase desconhecido do público brasileiro: Randy Jackson (nada a ver com a família Jackson, do Michael). Como você vai ver abaixo, Randy é daqueles músicos que toca "qualquer coisa".


Randall Darius Jackson, conhecido como Randy Jackson nos meios musicais, nasceu em 23 de junho de 1956, em Baton Rouge, na Louisiana, Estados Unidos. É cantor, produtor musical, empresário musical e baixista, além de personalidade de televisão, como jurado do programa de TV, American Idol. Randy já ganhou um Grammy Award como produtor.

Tocou com Carlos Santana e Jerry Garcia (Greateful Dead). No início dos anos 1980 tocou em três álbuns de Jean-Luc Ponty, além da banda de rock Taxxi. De 1986 a 1987, foi músico de estúdio do grupo de rock Journey e gravou em 1986 o álbum Raised on Radio, com o Journey.

Mudou-se para a Itália no final dos anos 1980, onde participou de uma gravação com o pop star italiano Zucchero. O álbum Zucchero and Randy Jackson Band foi produzido ppor Corrado Rustici, que tocou guitarra com Jackson em vários álbuns no início dos anos 1980. Tocou também com Billy Cobham (compositor, baterista de jazz e bandleader).

Em 1985, Keith Richards, guitarrista da banda de rock The Rolling Stones, foi convidado a tocar a música Jumpin' Jack Flash, sucesso da banda, para o filme que Whoopi Goldberg estrelou, a comédia de mesmo nome, Jumpin' Jack Flash. Richards, então, montou uma super banda, que incluía Aretha Franklin no piano e vocal, Ron wood (guitarrista da Rolling Stones), além de Jackson no baixo.  Esta canção foi a quarta faixa do álbum de 1986, intitulado "Aretha". 

No final da década de 1980, Jackson ainda era músico de estúdio. Teve uma participação notável no primeiro álbum solo do guitarrista (também de estúdio) Steve Lukather. Jackson também participou, em cinco faixas, do álbum de 1989, "Silky Soul", da famosa banda de soul music, Maze.

Em 1991, Jackson foi o baixista do álbum auto-intitulado "Divinyls" (que inclui a música "I Touch Myself"), além de participar como baixista convidado em várias faixas de Tracy Chapman, no álbum "Matters of the Heart", de 1992. Atuou também nos singles "Bang Bang Bang", "Open Arms" e "Dreaming on a World". Nesse mesmo ano, Jackson também tocou baixo no hit de Bruce Springsteen, "Human Touch".

Jackson tocou e participou de inúmeras turnês, com vários artistas e bandas mundialmente conhecidos, como Mariah Carey - trabalhou com ela em toda sua carreira, foi diretor musical de várias de suas turnês, fez parte de sua banda em diversas apresentações, incluindo o Live 8 em Londres, em 2005, além de NSYNC, Whitney Houston, Dionne Farris (produzindo o criticamente aclamado CD de estréia, Wild Wild Seed-Flor), Céline Dion, Fergie, Stryper, Whitesnake (assumiu quando o ex-baixista quebrou o braço no final dos anos 80) e Madonna, como baixista em seu álbum "Like a Prayer" (não no single de mesmo nome).

Quer mais? Tocou também com Herbie Hanckoc, Bob Dylan, Aldo Nova, Blue Öyster Cult, Jon Bon Jovi, Michael Bolton, Clarence "Gatemouth" Brown, Billy Cobham, Aretha Franklin, Ernie Isley, Billy Joel, Brent Bourgeois, Journey, Richard Marx, George Michael, Stevie Nicks, Imogen Heap, Bruce Springsteen e Roger Waters. Seu trabalho como compositor na San Francisco Bay Area com Narada Michael Walden e Walter Afanasieff, acabou por levar Jackson para a área de produção musical.

Em 11 de março de 2008, Jackson lançou um álbum inteiramente produzido por ele, o Randy Jackson's Music Club, vol. 1. O lançamento do álbum foi precedido pelo single "Dance Like There's No Tomorrow", interpretada por Paula Abdul. Em 2009, Randy começou a trabalhar com Kimberley Locke, finalista do American Idol, produzindo seu 4 º álbum. O primeiro single, "Strobe Light", foi lançado 16 de março de 2010.

Jackson é empresário da banda Paper Tongues, do estado da Carolina do Norte. A banda, com a ajuda de Jackson, assinou contrato com uma grande gravadora, a A & M / Octone Records. Ele também trabalhou como executivo e, por 8 anos, foi vice-presidente artístico (A & R) da Columbia Records. Desde 2002 é jurado do prgrama de TV American Idol, do qual hohe fazem parte o rock star Steven Tyler (Aerosmith) e a atriz/cantora Jeniffer Lopez. 


No link abaixo, você ouve o sucesso do filme Jumpin' Jack Flash, com a super banda criada por Keith Richards. E vai poder ouvir o incrível baixo de Jackson nessa música. De quebra, você ainda vê algumas cenas do filme. Divirta-se.







Fale Com a Cris