Louis Johnson nasceu em 13 de abril de 1955, em Los Angeles , Califórnia, é o integrante mais conhecido do grupo de funk music The Brothers Johnson. Com seu jeito especial de tocar o contrabaixo em vários álbuns de sucesso da década de 1970 e 80, incluindo o "álbum mais vendido de todos os tempos" Thriller, fez dele um dos mais respeitados baixistas do mundo. Além de baixista é produtor musical.
A sonoridade, tão particular, vem do baixo StingRay Music Man que Leo Fender fez especialmente para ele, pra que ele pudesse usá-lo em sua técnica super particular de realizar o slap. Seu trabalho é reconhecido em muitas gravações em que acompanhou artistas de destaque. Johnson tocou nos álbuns de Michael Jackson (Off the Wall, Thriller e Dangerous), em canções de sucesso como "Billie Jean" e "Don't Stop Til 'You Get Enough". Também tocou com George Benson Give Me the Night e vários outros artistas. Foi um dos três baixistas participantes do álbum Herb Alpert, "Rise", de 1979, que incluiu o disco no top-10, ganhador do Grammy / jazz com a faixa-título.
Devido ao seu estilo particular de tocar, foi apelidado de "Thunder-Thumbs", apelido dado posteriormente a alguns outros baixistas, mas Johnson foi o primeiro a receber o "codinome". Seu modo de tocar "slap bass" veio logo depois do mestre Larry Graham. Os dois são considerados os "vovôs" do slap.
Seu famoso slap bass fez história em seu trabalho com Stanley Clarke no álbum "Time Exposure", com Grover Washington, Jr., em "Hydra", com George Duke, em "Guardian of the Light" e "Thief in the Night", além de trabalhar também com Jeffrey Osborne nos álbuns "Jeffrey Osborne" e "Stay with Me Tonight".
Um bom exemplo de sua maneira de tocar o slap pode ser ouvida na música "Kiko" (no vídeo abaixo), do álbum do guitarrista Earl Klugh. Nessa música Johnson define uma linha de baixo funky bastante complicada usando uma combinação de slap com a mão direita; com o polegar direito, o contraponto e com o dedo médio da mão esquerda o "mute", criando assim um som de percussão, como tambores juntando-se ao baixo.
Foi baixista de Earl Klugh no álbum de 1976 "Living Inside Your Love" (jazz/pop) e em 1977 no álbum também jazz / pop "Finger Paintings", além de tocar com Quincy Johnes no álbum "Mellow Madness", de Quincy Jones em 1975.
Com vocês, Louis Johnson! Enjoy!